TheBridge Global | Blog

11/09/2017
0 comentários

Direitos Humanos por um futuro mais justo

Desde que foi aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos serve como base para a criação de um mundo mais igualitário para todos. Seus 30 artigos são praticamente um tratado de liberdade e amor ao próximo e, quase 70 anos depois, continuam extremamente atuais. A ideia do documento começou a ser formulada em um momento conturbado para o mundo, que ainda vivia os efeitos da Segunda Guerra Mundial. Uma das motivações para sua assinatura foi o compromisso assumido pelos líderes mundiais de nunca mais deixar que uma atrocidade tão grande como as vistas durante a guerra viessem a ocorrer no mundo. Logo no artigo 1, a Declaração Universal dos Direitos Humanos enfatiza: “Todas os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”. Mas, na prática, não é exatamente isso que vemos por aí.

Continue Lendo →

06/04/2017
0 comentários

Apresentação da TheBridge Global

A TheBridge Global cria projectos de grande impacto social que implementa de uma forma diferenciada em Angola e no Brasil, junto de pessoas e comunidades, com o objectivo de construir uma sociedade cada vez melhor e mais justa.

A TheBridge Global é uma consultora especializada em gestão da estratégia de Responsabilidade Social que une instituições públicas, empresas e a sociedade civil com o objetivo de implementar projectos que impactem e transformem a sociedade.

Através de metodologias desenvolvidas pela empresa e com uma equipa altamente qualificada, a TheBridge Global forma equipas locais em todos os territórios onde implementa os seus projectos sociais. Este Know-How é muito importante para que no futuro, com ou sem a empresa, os técnicos formados possam continuar a implementar as nossas metodologias.

Estas metodologias, a nível de sensibilização das populações para a cidadania assim como educação nas escolas, destacam-se nos projectos criados, desenvolvidos e implementados pela empresa, tanto em Angola como no Brasil. Nestes projectos, a TheBridge Global salienta a formação pedagógica e didáctica que todos os participantes recebem, assim como o cuidado com a produção de materiais formativos, adequados a cada projecto, com conteúdos pensados e elaborados pela nossa equipa de pedagogos.

Para mais informação sobre a nossa actuação consulte o nosso site www.thebridgeglobal.org ou o Facebook: TheBridge Global.

 

Projectos TheBridge Global

A TheBridge Global tem experiência comprovada em projectos de educação para a cidadania, sendo que os mais importantes são:

  • 2016 – ANGOLA

ANGOLA PRESENTECampanha de Sensibilização para o Registo da População

(MAT – Ministério da Administração do Território e Governo de Angola)

A TheBridgeGlobal está a participar do programa de âmbito nacional Angola Presente que visa a realização de acções de informação, educação e motivação, de forma a incentivar a participação pública no Registo da População para as eleições.

Através de equipas de formadores especializados na sensibilização das populações, com metodologias TheBridge Global, apoiamos e implementamos a nível Nacional acções de motivação da população para o Registo.

A cidadania e a educação possuem entre si uma ligação intrínseca e forte e evoluem juntas de tal forma que o tema “Educar Para a Cidadania” ganha cada vez mais importância na evolução e desenvolvimento das sociedades.

Até ao momento foram sensibilizados cerca de 6 Milhões de cidadãos

Ver Facebook: Angola Presente

 

  • 2015 – ANGOLA

3ª CONFERÊNCIA ANGOLANA SOBRE A MULHER E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

“3ª Conferência Angolana sobre a Mulher e a Violência Doméstica“, sob o Tema “Casamento e Gravidez precoces” evento organizado em Luanda pela TheBridge Global em conjunto com o Ministério da Família e da Promoção da Mulher através da sua Ministra Filomena Delgado.

Este evento contou com a participação especial da Drª Albertina Duarte Ginecologista e obstetra, professora na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), responsável pelo ambulatório de Ginecologia da Adolescência do Hospital das Clínicas de São Paulo e Coordenadora do Programa Estadual do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

 

  • 2015 – ANGOLA

CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O PAGAMENTO DE IMPOSTOS (CSPI)

(MINFIN – Ministério das Finanças, AGT – Administração Geral Tributária, MED – Ministério da Educação)

 

A TheBridge Global implementa em Angola um Programa Inovador para incentivar a população ao pagamento de impostos – CSPI.

 

A Campanha de Sensibilização para o Pagamento de Impostos é uma acção do Ministério das Finanças que está a ser implementada através da Administração Geral Tributária (AGT), com o apoio do Ministério da Educação e está dividida em 3 áreas distintas de actuação:

 

  • Nos media, com a apresentação de uma campanha de media com divulgação a nível nacional e que abrange meios de comunicação públicos e privados como a TV, Imprensa, Rádio e Outdoors.

 

  • Nas escolas oficiais e privadas e também nos municípios, com o apoio do Ministério da Educação levando às escolas e colégios de todo o país, ensinamentos sobre os impostos, através de um filme pedagógico, que mostra como ser um bom cidadão, cumprindo os deveres e responsabilidades para com a sociedade.

 

  • Através da actuação das Brigadas de Sensibilização para o Pagamento de Impostos que visitam os contribuintes e os sensibilizam para a importância do pagamento dos impostos.

 

Queremos mudar a maneira de pensar de todos sobre a importância do pagamento dos impostos na melhoria das condições de vida da população e mostrar a sua importância para o desenvolvimento de Angola.

 

Ver Facebook: O que fazem os Impostos pelo Nosso País ou Justinho e a Mala Fantástica

 

 

  • 2014 – ANGOLA

VIAGEM AO MUNDO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

(MINCT- Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e MED – Ministério da Educação)

 O Ministério da Ciência e Tecnologia de Angola (MINCT) desenvolveu em 2014 um inovador programa educativo para sensibilizar os jovens angolanos para o estudo das áreas da ciência, tecnologia e inovação. O País precisa de técnicos que promovam o seu desenvolvimento na diversificação da economia.

“Viagem ao Mundo da Ciência, Tecnologia e Inovação” é um projecto sociocultural, com uma inovadora metodologia pedagógica, que recorreu a uma abordagem lúdica – através do teatro e da representação de peças gratuitas nas escolas – para explicar aos jovens que as opções de carreira nas áreas de Ciências e Tecnologia são “aventuras” a não perder.

A TheBridge Global é a empresa Angolana que criou, desenvolveu e implementou a metodologia que suporta o projecto, além de desenvolver todo o material científico e pedagógico de apoio.

Foram impactados 116.000 jovens e adolescentes das 18 províncias de Angola promovendo um maior conhecimento nas áreas da ciência e da tecnologia, nas escolas, bem como sensibilizando os jovens para a escolha de profissões nestas áreas.

No final, o concurso de Redacção Nacional e Provincial “O que eu vou ser quando for grande” premiou 59 jovens de todo o país.

Pretende-se implementar novamente este projecto para o ensino primário.

Ver Facebook: Viagem ao Mundo da Ciência Tecnologia e Inovação.

 

  • 2013/14 – BRASIL

1º PROGRAMA DE CIRURGIA REPARADORA PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, SÃO PAULO

O “1º Programa de Cirurgia Reparadora para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica” foi criado pela TheBridge Global para a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e teve como objectivo agilizar os atendimentos da rede pública de mulheres que precisam de cirurgia plástica reparadora gratuita para tratar sequelas causadas por agressões domiciliares.

O projecto também contou com o apoio da Secretaria Estadual de SegurançaPública.
A partir de um serviço de atendimento telefónico, as mulheres encaminharam as suas queixas para um número grátis e foram selecionadas para o atendimento médico e posterior cirurgia. O projecto piloto começou em São Paulo, com a participação de 11 hospitais públicos e 100 médicos voluntários. Este projecto recebeu 1685 chamadas e foram atendidas 129 mulheres. Já foram realizadas cerca de 30 cirurgias plásticas.

Pela realização deste projecto foi outorgada a condecoração Ruth Cardoso a Leonor de Sá Machado, pelo trabalho desenvolvido em prol da mulher, no Estado de São Paulo.

 

  • 2013/14 – BRASIL

“MY FINANCE COACH” | EDUCAÇÃO FINANCEIRA

(Allianz Seguros Brasil)

 “My Finance Coach” é uma iniciativa levada a cabo por mais de 60 parceiros e companhias como a Allianz, Deutsche Credit Bank, Giesecke & Devrient, Grey, KPMG, McKinsey and Wolkswagen Bank, para ajudar a melhorar a Educação Financeira dos mais jovens.

Num mundo que se tornou cada vez mais próximo e interligado, é de extrema importância que os jovens compreendam como é que os negócios e as finanças trabalham juntas. Este projecto foi implementado no Brasil – São Paulo pela TheBridge Global em parceria com a ALLIANZ Seguros.

 

  • 2013 – ANGOLA

II CONFERÊNCIA NACIONAL ANGOLANA SOBRE A MULHER E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Em parceria com o Ministério da Família e Promoção da Mulher (MINFAMU) de Angola promovemos a “II Conferência Nacional sobre a Mulher e a Violência Doméstica” com o apoio da Ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado.

A conferência reuniu diversos especialistas, nacionais e internacionais, entre eles Yolanda Sperli, diretora de Relacionamento da TheBridge Global, Rose Corrêa, Delegada e Presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo (CECF), e Cláudia Luna, advogada e representante da ONG Elas por Elas, que abordaram inúmeros temas no contexto da actuação do poder público no combate à violência contra a mulher.

 

  • 2013 – BRASIL

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL SOVENA | CULTURA NAS ESCOLAS

(Ministério da Cultura – São Paulo)

 Projecto educacional para alunos, dos 11 aos 16 anos, que levou a 10 escolas paulistanas (públicas e particulares) informações essenciais sobre nutrição e alimentação.

Cerca de três mil alunos participaram na acção, que levou para o ambiente escolar uma peça teatral lúdica sobre a pirâmide alimentar, orientação didáctica para a equipa docente das escolas participantes e material educativo para professores e alunos, fazendo com que multiplicassem as informações no ambiente familiar.

No final do projecto cinco escolas paulistanas foram premiadas com o concurso cultural “A NOSSA DORINHA”, parte final do projecto “Cultura nas Escolas”.

 

  • 2012 – ANGOLA

1ª CONFERÊNCIA ANGOLANA SOBRE A MULHER E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

“1ª Conferência Angolana sobre a Mulher e a Violência Doméstica“, evento organizado em Luanda em conjunto com o Ministério da Família e da Promoção da Mulher através da sua Ministra Genoveva Lino, com a participação especial da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de São Paulo e das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

 

06/03/2017
0 comentários

Mulheres do Futuro

Esse mês de março é dedicado às mulheres, e vale lembrar algumas que se destacaram por lutar em melhorar a sociedade.

Mais importante que lembrar das mulheres do passado que fizeram história, as comemorações são válidas para fazermos uma reflexão de como estamos criando as meninas que vão ajudar a construir a nossa história hoje e no futuro. Continue Lendo →

12/01/2017
0 comentários

Três maneiras de fazer a diferença

2017 vai ser o ano da mudança para você?

Ano novo é um bom motivo para melhorar, certo? Melhorar o lugar em que você vive, a vida das pessoas com as quais você cruza, aquele projeto social do bairro…

Que tal começar agora mesmo a fazer a diferença?

  • Seja um exemplo positivo: Você jamais fará qualquer diferença no mundo se disser para as pessoas uma coisa e fizer outra completamente diferente. Como dizia o grande Mahatma Gandhi, seja a mudança que você quer ver no mundo. Continue Lendo →

08/12/2016
0 comentários

Evento Fale Sem Medo, promovido pelo Instituto Avon, mostra mais uma vez a importância de conversar sobre violência doméstica.

4ª edição do Fórum trouxe dados sobre o papel do homem na desconstrução do machismo.

Nossa equipe esteve em mais uma edição do Fórum de discussão de violência doméstica Fale Sem Medo, do Instituto Avon. O evento, que este ano aconteceu no Masp (Museu de Arte de São Paulo), teve o propósito de promover o engajamento da sociedade em favor da causa pelo fim da violência contra a mulher. Continue Lendo →

02/12/2016
0 comentários

Programa de combate à violência contra a mulher é lançado na Assembleia Legislativa de São Paulo

 

Foi lançado no último dia 25/11, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o Programa de Capacitação para o Combate à Violência Contra a Mulher, promovido pela Libra (Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil), em parceria com a deputada Clélia Gomes (PHS). Continue Lendo →

20/10/2016
0 comentários

Produto social: uma nova maneira de pensar projetos sociais

Ao trabalhar em multinacionais em diversos países do mundo, percebi que o produto social cumpre com as mesmas etapas de formatação de um produto que você adquire no supermercado, por exemplo, da concepção ao lançamento, dos objetivos às expectativas de que ele seja “consumido” por determinado público. Continue Lendo →

05/10/2016
0 comentários

”A responsabilidade social deve ser real”

Sá Machado sempre ocupou cargos que lhe competem alta responsabilidade e conhecimento técnico sobretudo nas áreas de marketing e comunicação. Em sua carreira, entre os anos de 1987 e 1998, foi diretora-geral e executiva de marketing de importantes empresas multinacionais em Portugal e Espanha, como a Johnson&Johnson, Bimbo Portugal-The Earthgrains Group, Heinz Portugal e Renova Portugal e Espanha, ficando sob sua responsabilidade a gestão de produtos líderes de mercado. Foi eleita a Empresária do Ano pela revista Máxima, em Portugal. Na área acadêmica, lecionou entre os anos de 2000 e 2005, em Portugal e Angola. Licenciada em Relações Públicas e Publicidade, foi professora responsável nas disciplinas de marketing, marketing internacional e comunicação corporativa. Em 2012, a executiva portuguesa fundou a TheBridge, uma consultoria especializada em gestão estratégica de responsabilidade social que une instituições públicas, empresas e a sociedade civil com o objetivo de implementar projetos que impactem e transformem a sociedade com sede no Brasil e filial em Angola.

Continue Lendo →