Prefeitura de SP e Instituto ETHOS firmam parceria para estudo que avaliará perfil social, racial e de gênero das empresas | TheBridge Global | Blog

Prefeitura de SP e Instituto ETHOS firmam parceria para estudo que avaliará perfil social, racial e de gênero das empresas

| 0 comentários

O Instituto Ethos vai lançar, em 2014, uma nova versão do seu estudo Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas. A pesquisa começou em 2001 apenas com o quadro executivo das empresas e, a partir de 2003, passou a pesquisar também os níveis de gerência, supervisão e quadro funcional. O último estudo saiu em 2010.

Agora, com o patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será possível aprimorar esse projeto, melhorando a metodologia para dar maior acuracidade às respostas das empresas.

A primeira versão desta nova fase terá uma novidade: graças a um convênio firmado entre o Instituto Ethos, o BID e a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo (SMPIR), haverá um destaque para as empresas que têm sede na cidade de São Paulo e também daquelas que são fornecedoras na prefeitura paulistana. Haverá também a criação de um fórum permanente de empresas, sociedade civil e governo para promoção da igualdade racial na cidade.

Na solenidade de assinatura do convênio, realizada nesta terça-feira (17/12), na sede do Instituto Ethos, o secretário da Promoção da Igualdade Racial da cidade de São Paulo, Netinho de Paula, destacou que esse acordo surge num momento oportuno, em que são estabelecidas cotas para negros no serviço público. “Por meio desse perfil”, diz o secretário, “a prefeitura poderá saber quais políticas afirmativas as empresas fornecedoras possuem, contribuindo para melhorá-las ou mesmo para induzir políticas de promoção racial no setor privado, mais amplamente.”

Matilde Ribeiro, ex-ministra da Igualdade Racial e secretária-adjunta da SMPIR, ressaltou a importância dessa pesquisa para os trabalhos do Fórum Empresarial para a Igualdade da Promoção Racial que será criado: “Esse fórum quer reunir empresas, governos e a sociedade civil para juntos enfrentarem preconceitos e desafios e discutirem ações que façam avançar oportunidades para todos, principalmente para os negros”.

“Os resultados do perfil dos fornecedores podem orientar as ações nas três áreas de atuação do fórum: empreendorismo, economia criativa e setor público”, salienta a secretária-adjunta.

O perfil também vai ajudar as empresas e a própria prefeitura a estabelecer a agenda do trabalho decente na perspectiva da valorização de gênero e raça como prioridade para contribuir com a difusão para a sociedade do valor da diversidade.

Fonte: Instituto Ethos

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.

*