Justinho explica nas escolas importância de se pagar impostos | TheBridge Global | Blog

Justinho explica nas escolas importância de se pagar impostos

| 0 comentários

Governo lança campanha inédita junto de cerca de 100 mil alunos de 200 escolas do 1.° Ciclo do Ensino Secundário para incutir hábitos de cidadania fiscal.  O que fazem os impostos pelo nosso País é o mote de uma campanha “inédita” a nível nacional lançada esta semana pelo Ministério das Finanças, através da Administração Geral Tributária (AGT), junto de alunos de cerca de 200 escolas do 1.° Ciclo do Ensino Secundário.

A campanha, apoiada pelo Ministério da Educação, explica ao Expansão Leonor Sá Machado, responsável da TheBridge, a empresa que está a implementar o programa no terreno, vai abranger um universo de 100 mil alunos dos 11 aos 15 anos e recorre a uma personagem animada - Justinho, que veste a pele de funcionário da AGT – que explica aos jovens a importância de se pagar impostos.

Nas escolas, 12 formadores/animadores vão mostrar aos alunos um filme com a duração de cerca de 10 minutos, apresentado por Justinho, e distribuir material pedagógico e informativo, incluindo brochuras, um poster e um crachat.

“Em Angola, a população não tem ainda enraizado o hábito de pagar impostos”, sublinha Sá Machado, explicando que esta é “uma campanha de sensibilização” que visa mostrar que “pagar impostos é tão importante em termos de cidadania como respeitar os mais velhos ou não deitar lixo na rua”.

A campanha teve início segunda-feira passada na escola Ngola Zinga, em Luanda, tendo sido estabelecido um programa que vai levar os formadores/animadores a todo o País ao longo dos próximos meses.

Pais também podem ser envolvidos

O programa, explica uma nota de imprensa da organização, contará com o envolvimento de cerca de quatro mil professores do 1.° Ciclo “enquanto agentes importantes na formação da personalidade dos alunos”.

O objectivo, indica a nota, é envolver também “sempre que possível os pais, encarregados de educação e familiares, para garantir uma progressão contínua da apreensão dos conceitos apresentados”.

Leonor Sá Machado destaca o carácter “inédito” deste “programa gigante”, que vai estar no terreno até Fevereiro de 2016.

No filme e no material pedagógico, Justinho explica o que são os impostos, quais os mais conhecidos, qual o papel do Estado na sua gestão, como podem ser pagos e de que forma são usados para fazer funcionar os serviços públicos mais importantes a cargo da ‘máquina’ estatal.

A campanha tem uma página no Facebook.

Fonte: Programa Nacional

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.

*