O papel das mídias sociais na divulgação de projetos do Terceiro Setor | TheBridge Global | Blog

O papel das mídias sociais na divulgação de projetos do Terceiro Setor

| 0 comentários

Na TheBridge Global, consultoria de Responsabilidade Social que atua no Brasil e em Angola e da qual sou presidente, associamos todos os nossos projetos às mídias sociais, seja no Brasil ou em Angola.

No Facebook, por exemplo, procure pela página “Justinho e a Mala Fantástica”, iniciativa realizada em parceria com o Ministério das Finanças de Angola e a AGT (Administração Geral Tributária). É um bom exemplo de como as redes sociais ajudam a multiplicar as mensagens e ao mesmo tempo a criar uma interação muito saudável com o nosso público alvo.

Também associamos aos nossos projetos uma forte ação de assessoria de comunicação, que atrai a comunicação social para os temas de sensibilização das populações, que são extremamente importantes para o país. O retorno midiático é muito elevado e a divulgação dos programas implementados é imensa. Aqui também a comunicação social tem um papel importantíssimo para a divulgação de ações que a população passa a conhecer e a querer participar. É uma cadeia de implementação de projetos que funciona e é eficaz para quem o promove e para quem dele usufrui.

Torna-se, portanto, cada vez mais urgente para os gestores saber aproveitar o enorme poder das redes sociais. Quase todas as empresas organizadas utilizam essas ferramentas para a divulgação das suas atividades, sejam estas de caráter social ou comercial.

Penso que é um processo natural e cada vez mais desenvolvido. A evolução rápida dos recursos tecnológicos está a trazer formas também mais rápidas de divulgar o que se passa no mundo. O aproveitamento destas facilidades na implementação de projetos sociais é para nós óbvio e necessário.

Já deixou de ser uma questão de quem faz ou quem não faz uso das mídias sociais para se aproximar de seu público alvo, até porque quase todos fazem. A questão, porém, é a qualidade dessa divulgação e os seus respectivos resultados.

Para nós da TheBridge Global, as mídias sociais potencializam as mensagens que queremos transmitir e nos aproximam do público que queremos atingir. Se não fossem elas, ficaria mais difícil mensurar os resultados, retirar insights importantes e, consequentemente, nortear as nossas estratégias.

É por esse motivo que essas ferramentas integram o planejamento de todos os nossos projetos. Acreditamos no poder que elas têm de multiplicar as mensagens e promover o engajamento. O Terceiro Setor, claro, precisa estar atento a elas, na medida em que as mídias sociais dão suporte às suas causas.

Hoje, o papel de uma empresa ou de uma organização na sociedade não deve ser visto apenas na esfera comercial. Não se trata mais de uma relação empresa/organização para a sociedade, mas sim de uma interdependência empresa/organização e a sociedade. Nesse sentido, compartilhar projetos por meio das mídias sociais promove a ação e, mais importante, forma (e informa) o público.

* Leonor Sá Machado é presidente da TheBridge Global

 

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.

*